Apps Portugal
icon mask

Ernesto, Jogos para Gagueira

por: ToyMobi

Plataforma: Android

Categoria: Educação

Data de lançamento: 2015-07-07 Versão: 1.0 Tamanho: 48 MB URL Suporte: mailto:toymobi@gmail ...

Descrição

Ernesto, Jogos para Gagueira
É uma aplicação única, especialmente concebida para crianças e jovens com gagueira.

Da autoria de Mónica Gaiolas (terapeuta da fala e doutoranda em psicologia educacional que trabalha com a gagueira e outras patologias da fala e linguagem há 12 anos) em parceria com a Editora Coisas de Ler e o desenvolvedor de aplicativos móveis Mateus Victorelli (ToyMobi).

Esta aplicação é igualmente bastante flexivel, fornecendo aos fonoaudiólogos ferramentas para trabalhar outras áreas como articulação verbal, fonologia e voz.

É composta por um livro multimídia e por 4 jogos que permitem melhorar a fluência da fala.


Livro Multimídia:

O livro multimídia é uma versão do livro editado para português: “Ernesto, o menino com gaguez em família” da autoria de Mónica Gaiolas. Este livro conta a história de um rapaz que gagueja e descreve como ele, a sua família e amigos lidam com a gagueira. Fornece ainda conselhos para pais e educadores acerca de como comunicar com uma criança com gagueira ajudando igualmente a criança a comprender o que acontece na sua fala quando gagueja.


Jogos:

1– O primeiro jogo chama-se “falar” e explora:

a) Mecanismo de fala – quais as partes do corpo que utilizamos quando falamos, percurso do ar até chegar à boca. O jogador visualiza uma imagem do corpo humano e ouve uma gravação acerca do mecanismo de fala.

b) Articulação verbal – Consciencialização do ponto de articulação dos sons (o que mexe na nossa boca quando dizemos determinado som). O jogador tem que escolher entre duas bocas aquela que representa o primeiro som de determinada palavra apresentada por escrito e sob a forma de imagem.

b) Produção de palavras isoladas sem esforço e de forma suave – As imagens do jogo anterior possuem a gravação de fala usando começos suaves e contatos articulatórios sem esforço, o jogador é insentivado a usar esta técnica por reprodução auditiva do modelo dado e tem a possibilidade de se gravar a fazê-lo.

c) Monitorização – Após gravar-se o jogador é incentivado a avaliar a sua performance, clicando num de três botões que representam (bom, mais ou menos e tenta outra vez).


2– O segundo jogo chama-se “identificar” e explora:
O reconhecimento auditivo de sons fortes e suaves. O jogador terá que identificar auditivamente se a palavra que ouve é pronunciada com esforço e de forma suave.


3– O terceiro jogo chama-se “memorização” e é uma excelente ferramenta para implementar a prática de:
Produção de palavras isoladas sem esforço e de forma suave. É fornecido o modelo auditivo e o jogador é convidado a reproduzi-lo enquanto desfruta de um típico jogo de memória no qual tem que encontrar os pares iguais.


4– O quarto jogo chama-se “desenhar” e possibilita:
Ao jogador concretizar o que a gaguez representa para ele através de um desenho. Facilita ainda ao jogador, sua família, educadores e terapeutas a abordagem deste assunto. Permite, por último, o desenvolvimento da motricidade fina e coordenação óculo manual das crianças.


Equipe
– Autora: Mónica Gaiolas
– Ilustrações: Zeca Cintra
– Editora: Coisas de Ler
– Tradução para Inglês: Luísa Gaiolas
– Adaptação para Português do Brasil: Cristianne Falcão e Simoni França
– Edição Gráfica: Bruno Cunha e Luís Rodrigues
– Desenvolvedor: Mateus Victorelli
– Voz: Mónica Gaiolas e Luísa Gaiolas


Para saber mais informações sobre o “Ernesto, Jogos para Gagueira”:

– https://www.facebook.com/erneststutteringapp

– monicagaiolas@gmail.com

– editorial@coisasdeler.pt

– toymobi@gmail.com


Para comprar o livro digital "Ernesto, O Menino com Gaguez em Família" consultem http://goo.gl/1iOLLO

Requisitos
Requer o Android: 2.2 ou superior

Screenshots

Outras aplicações desenvolvidas por ToyMobi

icon mask Android
Download Gratuita